Coordenação de PCMSO

COORDENAÇÃO DE PCMSO

slide-pericia thumbDe acordo com a NR-07, da Portaria n. 3.214/78, todas as empresas que admitam trabalhadores como empregados estão obrigados a elaboração e implementação do PCMSO, cujo objetivo é promover e preservar a saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

O coordenador responsável pela execução do PCMSO é o Médico do Trabalho, e dentre suas atribuições estão:

Realizar os exames médicos ocupacionais ou encarregar os mesmos, a profissional médico familiarizado com os princípios da patologia ocupacional e suas causas, bem como o ambiente as condições de trabalho e os riscos a que está ou será exposto cada trabalhador da empresa a ser examinado;

Encarregar dos exames complementares previstos nos itens, quadros e anexos da NR-7 profissionais e/ou entidades devidamente capacitados, equipados e qualificados”

Orientar o empregador quanto à necessidade de adoção de medidas de controle no ambiente do trabalho”

Esse profissional médico pode deve ter profundo conhecimento das patologias ocupacionais e suas causas, bem como, do ambiente e das condições de trabalho a que são submetidos os trabalhadores da empresa contratante.

O relatório anual deve ser feito após decorrido um ano da implantação do PCMSO. Não há necessidade de envio, registro ou ciência ou qualquer tipo de procedimento deste relatório junto ás delegacias regionais do trabalho. O mesmo deve ser mantido na empresa à disposição do agente de inspeção do Trabalho. Este relatório vai possibilitar a elaboração do seu plano de trabalho para o próximo ano.